• admin

Controle Tecnológico do Concreto


Controle tecnologico do concreto

O controle tecnológico do concreto é essencial em todas as obras que utilizam o concreto como principal meio construtivo. Em muitos casos o controle tecnológico é deixado de lado por ser considerado caro, ou então por falta de esclarecimento da importância de controlar a qualidade dos materiais que são utilizados em obra.


O controle é realizado por meio de ensaios, com o objetivo de verificar a qualidade dos materiais que serão utilizados na obra, checando aspectos relativos à resistência e durabilidade do material.


Estes ensaios podem ser relativos aos materiais que irão constituir o concreto, ou seja, ensaios que atestam a qualidade dos agregados. Também existem os ensaios com o material pronto que será lançado na obra.


Os principais ensaios feitos no dia a dia de um canteiro são para verificar a trabalhabilidade do material e também a resistência.


Muito utilizado nos canteiros, o Abatimento do Tronco de Cone (Slump Test) é adotado para verificar a trabalhabilidade do material, enquanto o ensaio de resistência é feito em laboratórios através do rompimento de corpos de provas retirados do volume de concreto Quem pode fazer o controle tecnológico: O controle tecnológico pode ser feito em uma obra de duas formas, com mão de obra própria do construtor ou utilizando uma equipe terceirizada. Para pequenas obras o controle tecnológico do concreto feito com mão de obra própria ainda produz bons resultados. Agora em obras de grande porte e de grande risco, é importante terceirizar este controle com uma empresa especializada, assim se obterá um controle mais rigoroso do material utilizado. Vale ressaltar que é necessário treinar bem os colaboradores que serão responsáveis por realizar o ensaio de abatimento de tronco de cone e a coleta das amostras de concreto. Caso os ensaios sejam feitos de maneira equivocada os resultados obtidos ao final não representarão com fidelidade as características do concreto utilizado na obra. Em relação ao controle tecnológico do concreto feito com mão de obra própria do construtor será necessário contratar um laboratório especializado para realizar os ensaios de rompimento dos corpos de prova. O controle tecnológico do concreto é fundamental para garantir a qualidade das obras de concreto. Ter bons profissionais especializados é a melhor opção para garantir que o controle seja feito de maneira adequada. Além disso poder contar com um software para auxiliar no controle é essencial para se obter resultados, menos custos e mais produtividade.  Com o GEO Concretagem o gestor consegue visualizar mapas de avanço físico, mapas iluminados exibindo as resistências do concreto, relatórios e outros inúmeros artifícios para realizar o controle de forma eficaz. Se a sua empresa ainda não conhece o Sistema GEO, entre em contato conosco através do Fale Conosco e conheça a melhor tecnologia da construção.

6 visualizações
[consultegeo.com.br][116]home_webdevelop

© 2018 Consulte GEO - Tecnologia em Gestão de Obras. Todos os direitos reservados. designed by: ConstruLIGA

Home
Sobre
Blog

Contato

Av. Getúlio Vargas, 1420 Savassi, Belo Horizonte
Cep - 30.160-015

atendimento@consultegeo.com.br
(31)3207-1200
  • Facebook
  • google+-icon-grey
  • Twitter
whatsapp-logo-icone.png